quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ato IV - Antiguidade, da Cultura à Barbárie


Antiguidade, da Cultura à Barbárie - Livro - Império Romano - Roma - Civilização - Decadência - Invasões bárbaras



A civilização Romana atingiu o seu ápice. Atravessou da monarquia para a República e desta para o Império. Pela conquista e assimilação lançou as bases da sociedade moderna, dominando do Atlântico à Arábia, da Bretanha à África. Tal magnitude e riquezas concederam poderes absolutos a governos cada vez mais populistas e totalitários. Uma sequência de políticas assistencialistas, interferências econômicas, redistribuição de terras produtivas, subsídios de alimentos, desvalorização monetária e, por fim, o colapso financeiro, debilitaram de morte o Império. A guerra civil e as invasões bárbaras encerraram o rito de transição e início da era medieval.

CENA 1
Descrição da cena: Marcos, o pai, entra em cena com semblante raivoso e carregando uma tocha. Seu filho Antonius o para, tentando entender a situação.

ANTONIUS            
 O que vai fazer meu pai? Onde vai com esta tocha?
MARCOS                
Venha, vou lançar fogo aos galhos secos! Não fico nesta terra nem mais um segundo!
ANTONIUS             
Vai queimar a colheita? (Mãos à cabeça, sem acreditar)
MARCOS                
Custa-me mais para colher do que o preço que me pagam por ela! E agora, querem minhas terras? Que fiquem com as cinzas! (Ateando fogo)
ANTONIUS             
Do que viveremos, meu pai?
MARCOS                
Vamos buscar do que comer nas filas de cereais! (Apontando ao longe) Se até o rico Cônsul Censorino vai fazer fila com os escravos e buscar o que lhe foi tirado à força, porque nós não podemos?
ANTONIUS             
E porque não cobra as dívidas dos que te devem?
MARCOS                
Pois aqueles não me devem mais… (cabisbaixo) o Imperador perdoou todas as dívidas. Não temos mais uma única moeda a receber.
ANTONIUS             
Pois então eu me alistarei na Legião! Sei que não tenho idade mas não me importo, já aceitaram outros. Trarei o soldo para nos alimentar.
MARCOS                
Ah... a Legião… (pensativo) o último reduto da moral e da virtude romanas. Pois que sobraram apenas escravos e mercenários. Logo, estaremos dependendo dos bárbaros! (Risada irônica)
ANTONIUS            
 Pois soube que muitos Godos já o fazem meu pai. Lá nas províncias do leste...

MARCOS               
  (Cerrando o punho) Tragam os bárbaros para defender Roma... e essa selará o seu fim! A República está desmoronando e os senadores disputando para ver quem dá mais pão e circo...  Vamos filho, me ajude a juntar os galhos...  

+++

Continue lendo
Ato III |  Ato V >
 
O projeto adapta Ilíada e Odisseia para o formato de teatro,  são 38 cenas curtas mas que contam a história inteira, ideal para o ensino fundamental. Uma peça de teatro para que adolescentes possam interpretar essa história, viver parte da nossa pujante herança cultural.


Curta a página da BKCC no Facebook e acompanhe o lançamento!
 
+++   
Coleção Pequeno Teatro (BKCC): 
Sites e Redes:  
BKCC Livros:  www.bkcc.com.br  
 Instagram autor: https://www.instagram.com/dennbra/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário