terça-feira, 18 de junho de 2019

Ato X - Totalitarismo, da Prosperidade à Servidão


Totalitarismo, da Prosperidade à Servidão - Livro - Revolta de Konstadt - Anarquismo - Revolução Russa 1917 - Guerra Civil 1921



NARRADOR
As políticas liberais implantadas na Idade Contemporânea possibilitaram o avanço da tecnologia, o aumento da produtividade e do excedente de produção, multiplicando exponencialmente a riqueza e o poder econômico da burguesia. Tal condição permitiu e sustentou uma complexa rede de alianças, tratados e acordos político-militares que resultaram no surgimento de vastos impérios continentais e suas colônias. Políticas expansionistas e uma crescente corrida armamentista culminaram em duas guerras mundiais. O século XX testemunhou a pulverização de Impérios e a extinção de dinastias seculares. Nações fragilizadas viram a ascensão dos piores regimes totalitários.

Descrição da cena: Igor Milosov é julgado e condenado pelo Tribunal Militar por participação na Revolta de Kronstadt, durante a guerra civil russa, em 1921


PETER                 
Declaro aberta a seção especial do Tribunal Militar.
RASKOV            
Que entre o réu, Igor Milosov (que entra e se senta)
PETER          
O senhor é acusado de insubordinação às ordens do Comitê de Petrogrado, incitação à desordem pública, de organizar uma revolta contrarrevolucionária de objetivo monarquista com o apoio dos Brancos e conspiração estrangeira. O que o senhor tem a declarar em sua defesa?
IGOR            
Eu chamo em minha defesa os 15 mil russos, marinheiros, soldados e camponeses que exigiram liberdade em frente à catedral de São Nicolas! Eu chamo Trotsky! E o que foi prometido em outubro de 1917: Todo poder ao povo! Não ao partido. Ao povo!   
PETER           
Eu declaro o réu culpado pelos crimes citados.
IGOR                 
(Levantando-se) Os bolcheviques é que traíram a revolução!
PETER              
O réu será enviado para o campo de trabalho corretivo em Solovki,
IGOR          
Nós queremos eleições livres para os conselhos Sovietes! O fim da censura, das ameaças, do racionamento de comida...
RASKOV        
(Interrompendo Igor) Não cabe ao senhor questionar as ordens do Comitê Central
IGOR              
Ordens? De um comitê bolchevista não eleito pelo povo? Que dissolve e substitui os Sovietes que não comandam? Que querem nos impor a sua ditadura?
RASKOV     
O senhor liderou uma revolta contrarrevolucionária para destruir o partido Bolchevique!
IGOR            
O partido nunca quis a democracia, os bolcheviques querem o poder! Quer controlar o povo e transformar todos em escravos!
RASKOV       
Não foi o próprio Trotsky que disse “a ditadura do proletariado justifica-se a si mesma, praticando e fazendo”?
PETER                
Caso encerrado! Pode levar o condenado. (Raskov sai levando Igor).



+++


Continue lendo
< Ato IX  |  Ato XI >

O projeto adapta Ilíada e Odisseia para o formato de teatro,  são 38 cenas curtas mas que contam a história inteira, ideal para o ensino fundamental. Uma peça de teatro para que adolescentes possam interpretar essa história, viver parte da nossa pujante herança cultural.





Curta a página da BKCC no Facebook e acompanhe o lançamento!






Nenhum comentário:

Postar um comentário