domingo, 28 de junho de 2020

Ato I Cena II - Héracles de Tebas


Ato I Cena II - Héracles de Tebas - Livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - Teatro completo para o ensino fundamental


Héracles de Tebas
Alcmena sofre de maneira horrível e prolongada com as dores do parto, que avança pelo décimo mês. Sua amiga Galintia, procura desesperadamente uma maneira de ajudá-la enquanto põe outro pano molhado sobre a sua testa.

GALINTIA
Ninguém merece tamanha penitência minha amiga, não aguento mais ver-te sofrendo assim, eu preciso fazer algo (trocando os panos em sua testa).

ALCMENA
Vai amiga, diz àquelas feiticeiras sentadas à porta que o bebê finalmente nasceu, quem sabe assim elas vão embora (Galintia faz um corte em sua mão com a tesoura e tinge de sangue o pano da compressa).

GALINTIA
Nasceu, nasceu! É um menino, é um menino! (Corre em direção às Moiras, sentadas de braços e pernas cruzadas à porta da casa e exibe o pano avermelhado como prova do acontecido). Zeus está aqui e veio conhecer o filho que finalmente nasceu! Venham, venham, entrem e comemorem conosco!

FIANDEIRA
Isso é impossível!

MEDIANEIRA
Zeus está aqui? Vamos embora irmãs, antes que ele nos veja!

INFLEXÍVEL
Rápido, rápido! (Boquiabertas e assustadas pela intervenção divina as três Moiras voam, espantadas pelo aparente fracasso. O filho de Zeus com a mortal Alcmena pode finalmente ver a luz do dia).

ALCMENA
Galintia… corre Galintia! Deu certo, o bebê está nascendo, ajude-me!

GALINTIA
Veja Alcmena, que menino enorme!

ALCMENA
Seu nome será Héracles10 (observando o sucesso do seu plano, Hera vai até Zeus e, com um sorriso malicioso, lhe conta da frustração dos seus planos).

HERA
Seu filho bastardo não será o rei, nunca será! Antes, obedecerá a Euristeu, o pequeno filho de Estênelo, que nasceu primeiro(Zeus emudece de ódio e percebendo que foi distraído por Ate, agarra sua filha pelos cabelos e a atira do alto do monte Olimpo para a terra, amaldiçoando para sempre a colina onde a deusa caiu).

+++
10- Mais conhecido por seu nome romano: Hércules.


Continue lendo
< Cena I  |  Cena III >



+++
O projeto adapta Ilíada e Odisseia para o formato de teatro,  são 38 cenas curtas mas que contam a história inteira, ideal para o ensino fundamental. Uma peça de teatro para que adolescentes possam interpretar essa história, viver parte da nossa pujante herança cultural.





Curta a página da BKCC no Facebook e acompanhe o lançamento!

https://www.facebook.com/bkcclivros/

 

Conheça o novo lançamento da BKCC - ILÍADA e ODISSEIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário