quarta-feira, 15 de julho de 2020

Adaptação de ILÍADA e ODISSEIA para o teatro do ensino médio


ILÍADA e ODISSEIA

~ Teatro Completo para o Ensino Fundamental  ~



Livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - Teatro Completo para o Ensino Fundamental - Dennys Andrade - BKCC Livros

POR QUE ADAPTAR UM CLÁSSICO PARA O TEATRO JUVENIL?

Os clássicos permitem que pessoas se identifiquem com outras pessoas, de outras épocas, que por mais diferentes que sejam, sempre, sempre existirá um ponto de contato, uma conexão que permita ao leitor / ator/ espectador se colocar na posição de um corajoso Aquiles, um charmoso Paris, um nobre Heitor, um esperto Odisseu ou um reto Eneas; uma bela Helena, uma poderosa Afrodite, uma ciumenta Hera, um coração partido de uma Circe ou uma Penélope apaixonada.

Quanto mais contato com os clássicos mais habilitado o jovem estará em treinar a sua criatividade e a vivenciar situações imaginárias que escapam ao seu cotidiano. Conforme as ações dos personagens e o desenrolar das narrativas ele tornar-se-á capaz de presenciar (imaginativamente) situações plenas de amor, drama, ódio e compaixão; felicidade e tristeza extremas; exemplos de esperança, coragem e temperança coletivas... quanto mais personagens o jovem conhecer, maiores as possibilidades dele combiná-los para entender um novo personagem fictício ou uma nova pessoa real. Além de ampliar a sua capacidade de empatia, de compreender o próximo e não julgar o diferente, ele absorve as características em seu imenso repositório imaginativo para enfrentar as próprias situações cotidianas.


Edições Iliada e Odisseia - Livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - Dennys Andrade - BKCC


Os clássicos servem de substrato comum à humanidade, unificando o inconsciente coletivo por meio das ideias imemoriais que eles transmitem: os mesmos saberes, as mesmas crenças e os mesmos valores, transmitidos de geração a geração, por muitos milênios. É através da leitura dos clássicos que temos contato com as mesmas virtudes que levaram Alexandre (o Grande, discípulo de Aristóteles) a disseminar a cultura Helenística pelo mundo, cinco séculos depois de Homero. Exatamente as mesmas virtudes que esse projeto visa valorizar, vinte e quatro séculos depois do próprio Alexandre Magno.

 ~

“Homens fortes, intrépidos e belos de alma, de mente e de corpo. E mesmo que não tenham sido assim, da maneira como queria a fantasia humana naqueles antigos e míticos tempos, de qualquer modo eles existiram, pois sempre houve e sempre haverá heróis. Enquanto houver covardia, haverá também bravura; enquanto houver maldade, haverá também virtude; e enquanto houver mesquinhez, haverá também grandiosidade. O mal gera o bem assim como o inverno traz a primavera. Os homens simples adoram os heróis, acreditam neles e com isso adquirem força. Essa é a força que impele para frente as gerações humanas.”
Menelaos Sthepanides


CONCEPÇÃO DO PROJETO - Teatro Completo!

Indistintamente das demais obras listadas acima, que adaptaram ou reproduziram os livros individualmente, ou até de outras publicações que unificaram as duas obras, esse livro organiza o enredo em 38 cenas, divididas em 3 partes distintas, que lhe dão forma e corpo, permitindo uma compreensão completa da trama: PROÊMIO, ILÍADA e ODISSEIA.
Em PROÊMIO o leitor encontrará as razões originárias para a trajédia troiana: o ciúme de Hera que levou à maldição de Ate, a sobrevida de Paris e o seu juízo na contenda do Pomo, o papel de Odisseu no destino de Helena e a escolha de Aquiles, bem como o início da guerra, propriamente dito.
O Ato ILÍADA abarca todo o final da Guerra de Troia, com as aventuras, desavenças e mortes que lhe são protagonistas. Nesse ato estão representadas as principais "paixões" humanas: ódio e compaixão, bravura e covardia, egoísmo e humildade.
O último ato, ODISSEIA, retrata as aventuras sem fim de Odisseu ao tentar retornar para o seu lar em Ítaca, para junto de sua amada Penélope. Representa principalmente os valores mais caros da civilização: hospitalidade, justiça, coragem, perseverança, tradição, gratidão e lealdade.

Coleção Pequeno Teatro da BKCC - Ilíada e Odisseia - Teatro Completo para o Ensino Fundamental - Dennys Andrade - BKCC Livros -

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

Formato:  14,0 cm x 21,0 cm.
Capa: Papel Supremo 250 g/m² 4x0 cores, fosco, com orelha.
Miolo: Papel Off Set 75 g/m² branco.
Páginas: 109.
Acabamento: PUR + Shrink Individual.
Tiragem:  Sem tiragem estipulada. A quantidade de exemplares será determinada pelo próprio crowdfunding (vaquinha virtual). O valor alvo baseia-se na aproximação do total realizado na campanha do primeiro volume da coleção (500 exemplares e R$8.860,00 arrecadados) porém, com um conteúdo quase 40% maior.


LANÇAMENTO DO LIVRO: 16 de julho de 2020

O início da pré-venda dar-se-á nesta QUINTA (16), às 19h, no canal no Instagram do amigo DAVI OLIVEIRA.

Durante o período da pré-venda, o livro será vendido exclusivamente pela plataforma da KICKANTE, pelo link: https://www.kickante.com.br/campanhas/civilizacao-grega-iliada-odisseia


Nenhum comentário:

Postar um comentário