quinta-feira, 2 de julho de 2020

Ato I Cena V - O Pomo da Discórdia

Ato I Cena V - Livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - The Judgement of Paris - Jean-François de Troy (1679-1752)
The Judgement of Paris - Jean-François de Troy (1679-1752)
(Trecho do livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia)

O Pomo da Discórdia
Todos os deuses foram convidados para a festa de casamento de Peleu1 e Tétis, exceto Éris, a deusa da discórdia, a pedido do próprio Zeus. Como vingança, ela aparece e oferece uma maçã de ouro, com os dizeres “para a mais bela deusa”, causando terrível desavença entre Hera, Afrodite e Atena e estragando a festa, para a qual não fora convidada.

ZEUS
Parem, parem! (tapando os ouvidos) Já chega! Eu não aguento mais essas três brigando. Hermes, pegue esse Pomo da discórdia e leve as três para o alto do monte Ida. Que o filho de Príamo cumpra o seu destino e decida, de uma vez por todas, quem fica com o Pomo. Vá! (Hermes pega o Pomo da discórdia e as três seguem com ele até o Monte Ida, onde encontram Paris, sentado em uma pedra).

HERMES
Não fuja, escute Paris! (assustado com a súbita aparição) Os deuses ordenam que você entregue este Pomo para aquela que for a mais bela das deusas: Hera, Afrodite ou Atena.

PARIS
Mas eu sou um humilde pastor, não posso escolher! Não dá para cortar a maçã em três partes e entregar um pedaço a cada? São deusas, belas como nenhuma outra mulher...

HERMES
Deves escolher apenas uma, é o pedido de Zeus. (As deusas avançam, apresentando-se).

HERA
Olha-me com muita atenção (sorrindo e girando graciosamente), decida por mim e farei de você o homem mais rico do mundo.

PARIS
Obrigado, mas não posso ser comprado (Hera sai irritada e entra Atena, com seu elmo reluzente).

ATENA
És belo e inteligente, se me escolher eu farei com que seja também o mais corajoso e notável de todos os guerreiros!

PARIS
Não sou guerreiro, sou um pastor. Além do mais, temos paz aqui, no reino de Príamo. Se for a escolhida, eu lhe direi. (Antes mesmo que Atena se retirasse vem Afrodite, repleta de charme).

AFRODITE
Tu és belo e seu futuro é tão belo quanto. Eu posso te oferecer uma rainha para ser sua esposa, uma mulher tão bela como uma deusa. Quando ela te conhecer, cairá de encantos e deixará tudo para ficar contigo.

PARIS
Conte-me mais sobre ela...

AFRODITE
Seu nome é Helena, a criatura mais bela que já existiu no mundo, desejada por todos os príncipes da Hélade2 e motivo de guerra entre Atenas e Esparta, cujo rei, Menelau, a tomou por esposa.

PARIS
Meu coração já a deseja, não consigo recusar... Eu escolho a ti, Afrodite, como a deusa mais bela e a dona do Pomo! (Entrega o Pomo enquanto Atena e Hera, loucas de raiva, juram por vingança e que uma terrível desgraça cairia sobre Troia).

+++
1-  Peleu, rei da Ftia (região da Tessália), futuro pai de Aquiles.
2- Hélade é sinônimo para Grécia. Os povos históricos que migraram para essa parte da Tessália chamavam a região de Hellás, e a si mesmo de Helenos. O termo moderno Grécia e Gregos tem origem posterior, do latim.

+++



Continue lendo
< Cena IV  |  Cena VI >



+++
O novo livro da BKCC adapta Ilíada e Odisseia para o formato de teatro,  são 38 cenas curtas mas que contam a história inteira, ideal para o ensino fundamental. Uma peça de teatro para que adolescentes possam interpretar essa história, viver parte da nossa pujante herança cultural.




Curta a página da BKCC no Facebook

https://www.facebook.com/bkcclivros/

 

Conheça o novo lançamento da BKCC - ILÍADA e ODISSEIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário