segunda-feira, 6 de julho de 2020

Ato I Cena VI - A Bela Helena

Ato I Cena VI - leda-and-the-swan-1505-1510 - Leda e o Cisne - - Livro Pequeno Teatro da Ilíada e Odisseia - Teatro completo para o ensino fundamental
Lenda do nascimento de Helena: Leda (mãe de Helena) e o Cisne - Cesare da Sesto (1477–1523)


A Bela Helena
Tíndaro, rei de Esparta, desposou a formosa Leda, a qual deu a luz a Helena, tão bela, que acreditava-se a única filha mortal do próprio Zeus. Sua beleza era cantada pelos quatro cantos da terra, capaz de levar os homens a loucura e, segundo o oráculo, seria a causa de uma terrível guerra.

LEDA
Qual o problema, meu marido? Te preocupas o destino de Helena? Todos os príncipes mais importantes vieram se apresentar para desposar a nossa filha.

TÍNDARO
Será este o momento da maldita guerra? Mil vezes antes ter uma filha normal do que Helena, com sua beleza que põe o mundo em chamas! Como vou escolher entre um deles sem provocar uma tragédia? (Entra Odisseu, rei de Ítaca).

ODISSEU
Meu amigo Tíndaro, não me entendas mal, mas eu não vim para cortejar vossa filha, casar com a mulher mais linda do mundo seria antes um fardo do que uma bênção.

TÍNDARO
Vejo que é inteligente amigo Odisseu, a sua fama o precede, mas, se não veio para cortejar minha filha, o que veio procurar em Esparta?

ODISSEU
Eu quero a sua ajuda para desposar Penélope, a filha de seu irmão, Ícaro. Em troca, dou-te uma solução para o seu problema com Helena. Juro que ninguém sairá ofendido e que nenhum sangue será derramado em Esparta.

TÍNDARO
Tem a minha palavra Odisseu.

ODISSEU
Ouve então: faça com que todos os pretendentes jurem que aquele que desposar Helena será defendido por todos os outros, no caso de alguma ofensa. E tu, para agradar a todos, dirá que sua filha é livre para escolher aquele lhe mais lhe agradar.

TÍNDARO
Excelente plano Odisseu! Pois assim será, esta noite, todos farão o juramento e teremos um casamento pacífico! Muito obrigado Odisseu (Todos os pretendentes fazem o juramento e Helena escolhe o belo e rico Menelau, irmão de Agamêmnon, o poderoso rei dos micênios).


+++



Continue lendo
< Cena V  |  Cena VII >



+++
O novo livro da BKCC adapta Ilíada e Odisseia para o formato de teatro,  são 38 cenas curtas mas que contam a história inteira, ideal para o ensino fundamental. Uma peça de teatro para que adolescentes possam interpretar essa história, viver parte da nossa pujante herança cultural.






Curta a página da BKCC no Facebook

https://www.facebook.com/bkcclivros/

 

Conheça o novo lançamento da BKCC - ILÍADA e ODISSEIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário