Civilização Grega - Ilíada e Odisséia

Pequeno Teatro

da Civilização Grega 

Ilíada e Odisséia





 Pré-venda em maio de 2020

Clique para ver o estatus atual do livro
________________________

"Uma peça de teatro para adolescentes de modo a que possam interpretar essa história da nossa pujante herança cultural nas escolas."
________________________




Trecho:




CRISIS
Honrados aqueus, em nome de Apolo, eu suplico que aceitem esses valiosos presentes e devolvam a minha filha Criseide. Rezarei para que Apolo encurte a vossa guerra e que retornem vencedores para casa.

NESTOR
Com Apolo ao nosso lado a vitória é certa! Devemos aceitar os presentes do sacerdote e devolver a sua filha.

AGAMEMNON
Nunca! Saia da minha frente seu velhaco imprestável! (empurrando Crisis) Sua filha agora me pertence até que envelheça em meu palácio. Saia, antes que eu jogue o seu corpo imundo aos cães! (Assustado, o ancião se afasta e levanta as mãos aos céus, suplicando).

CRISIS
Grande deus Apolo, se gosta dos meus sacrifícios e do templo que construi para ti faça com que os dânaos paguem as minhas lágrimas com as suas flechas! (Todos saem, trovões. Uma grande peste desce sobre o acampamento dos aqueus e por nove dias homens e animais caem mortos como moscas. Aquiles entra na tenda de Agamemnon).

AQUILES
Agamemnon, o advinho Calcas nos diz que a cólera de Apolo só cessará quando devolvermos a filha do sacertote.

AGAMEMNON
Profeta ingrato! Se é para aplacar a ira de Apolo eu concordo em devolver a filha de Crisis… desde que eu receba um outro presente, do mesmo valor com o qual fui agraciado pelo exército.

AQUILES
A peste nos ataca e você está preocupado em não ser prejudicado? Quer o que os outros ganharam por bravura? Não é justo!

AGAMEMNON
Justo, muito justo Aquiles! Então eu mesmo escolho, quero a sua belíssima Briseide, a única tão bela quanto Criseide (Aquiles explode em fúria e ameaça Agamemnon).

AQUILES
Como ousas velhaco roubar o que é meu?!? Imagina que eu vou ficar a guerrear enquanto tu ficas com os prêmios? Prefiro partir com meus homens do que lutar para encher teu cofre de ouro!

AGAMEMNON
Pois que vá! Não precisamos de você! Hoje mesmo um barco levará os presentes e a filha de Crisis de volta para o pai. Vai e espera os soldados, eles me trarão a sua bela Briseide. Se tentar impedir eu mesmo levarei o exército para tomá-la.

AQUILES
Chegará o dia em que implorará de joelhos por minha ajuda e eu direi não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário