terça-feira, 20 de dezembro de 2022

PEQUENO TEATRO DA LIBERDADE 08 / 14

 

Clique na imagem

ATO VIII - O palácio dos Iluminados

JONAS SE RECOMPÕE E SEGUE PELO caminho indicado pelo velho, chegando até um enorme e imponente prédio, todo pintado de branco, com janelas imensas e um telhado coroado de estátuas. Sua entrada é adornada por incontáveis colunas que sustentam um pórtico, todo esculpido em mármore. Jonas está certo de ter chegado à prefeitura pois tudo ali parece ter custado uma fortuna. Ele observa uma pequena multidão e aproxima-se para ver do que se trata. É uma coletiva do senhor Ulian Boné, porta-voz dos Iluminados. Ele se dirige ao grande número de pessoas e jornalistas ali presentes, estes últimos lhe fazem algumas perguntas. 

JORNALISTA 1
- Boa tarde, Sr. Ulian Boné! Fomos todos surpreendidos pelo novo decreto dos Iluminados. É verdade que eles determinaram que todos os sapateiros de Corrumpo sejam pagos para, para… (a jornalista olha novamente para a anotação, a fim de confirmar o que estava escrito, e continua, lentamente) para
não produzirem sapatos?

 ULIAN BONÉ
- A-a-ah. Sim, sim… absolutamente correto.

JORNALISTA 1
- Esse decreto não é uma espécie de precursor? Ele não abre um precedente para que todos os outros profissionais entrem com o mesmo pedido? - Anotando freneticamente em seu caderninho.

ULIAN BONÉ
- Ah, sim… sim, o decreto abre precedente para que... - mal completa a frase e é bruscamente interrompido pelo outro jornalista.

JORNALISTA 2
- ...Sr. Ulian Boné! Esta é a primeira vez na história de Corrumpo que os sapateiros são pagos para não fazer sapatos?

ULIAN BONÉ
- Hein? Sim, sim… está correto… correto.

JORNALISTA 2
- Este decreto não fará com que todos os sapatos, e as botas, as sandálias e todos os tipos de calçados fiquem mais caros?

ULIAN BONÉ
- Ah, sim. Perfeito, entendi, entendi… estamos em acordo para fazer todo o possível para elevar a renda dos sapateiros.

 JORNALISTA 1
- O senhor poderia nos informar quais são as próximas etapas? Pensando na repercussão deste decreto, qual é o plano para o ano que vem? Não haverá uma reclamação das demais categorias para que elas também tenham o mesmo tratamento dado aos sapateiros? Como ficam os demais setores produtivos, Sr. Uilian?

ULIAN BONÉ
- Hã, hum… o que foi que você perguntou, mesmo? - Pergunta, levantando a sobrancelha como que querendo lembrar de algo.

JORNALISTA 1
- O seu plano. Quais serão as próximas etapas do programa? - Pergunta novamente o repórter, já sem muita paciência.

ULIAN BONÉ
- Ah, sim... claro, claro… (respirando profundamente) hum… hã-ham, veja bem…. acredito que seja a ocasião apropriada… que eu aproveite esta entrevista coletiva para anunciar, em primeira mão... ham... hã-ham! (Piguarreia forte) Os Iluminados planejam pagar um salário a todos os habitantes desta grande ilha de Corrumpo, para que eles nunca mais produzam coisa alguma!

TODOS
- Ohhhh!!! - Começa uma algazarra geral. Os populares batem palmas enquanto alguns jornalistas saem correndo para avisar as suas
redações. Todos falando e comentando ao mesmo tempo. Perguntas pululavam da plateia: - Todo mundo, sem exceção? O Sr. não está brincando? Custará uma fortuna!!!... - uma voz mais alta lhe pergunta: - Será que vai dar certo?

ULIAN BONÉ
- Se vai dar certo? Sim... sim! Já deu certo! Temos um plano-piloto deste projeto implantado na Câmara dos Iluminados há anos e nunca produzimos coisa alguma, desde então! Funciona… sempre funcionou… - diz, com uma ponta de orgulho. Sua voz vai se dissipando no meio da muvuca provocada pelo vozario dos presentes, enquanto é retirado do púlpito por um assessor.

ASSESSOR
- Peço que os senhores se acalmem, por favor, senhores… por favor… peço para que todos os senhores me acompanhem até o Salão Nobre, onde teremos mais um anúncio, desta vez, do Comitê Eleitoral de Corrumpo. Por favor, senhores, por favor... - faz um sinal e todos os presentes se encaminham até o salão, onde se acomodam nas cadeiras. Jonas acompanha a multidão.

 

 

 ***

 Clique para seguir os capítulos da história:

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.1 - 6.2 - 6.3 - 7 - 8 - 9.1 - 9.2 - 10 - 11 - 12.1 - 12.2 - 13 - 14



Clique para ler

***
 
Entre no grupo de Telegram da BKCC  para acompanhar o lançamento e locais de venda!

 

TELEGRAM - https://t.me/bkcclivros

YOUTUBE - https://www.youtube.com/c/bkcclivros 

FACEBOOK - https://www.facebook.com/bkcclivros/ 

TWITTER - https://twitter.com/bkcclivros

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/livrosbkcc/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário