ATO VI / Cena 3 - Seu passado ou seu futuro
Ainda perplexo com o tamanho da cara de pau da senhora Dirce Tramóia, Jonas não percebe a aproximação de outra figura enigmática, que os acompanhava à distância, atento à conversa entre os dois. Caminha sorrateiramente pelas sombras do Sol da tarde, aproximando-se lentamente de Jonas na ponta dos pés, como um gatuno silencioso prestes a atacar a sua vítima. Com um lance rápido de mãos, o ladrão segura um dos braços de Jonas e encosta uma arma nas suas costas, surpreendendo-o.
LADRÃO
- Shiuuu! Shiu, quietinho garoto... agora, devagarinho, passe-me o seu passado, ou seu futuro. Vai, passa!
JONAS
- É… passar o quê??? - Responde, pego de surpresa e tremendo de medo. - Não... não entendi...
LADRÃO
- Você escutou muito bem, anda! O seu dinheiro ou a vida! - Apertando ainda mais a arma gelada contra as costas de Jonas que rapidamente enfia a mão no bolso e saca a nota de 5 ciros que recebera de Santana.
JONAS
- Tome, pegue, é tudo o que eu tenho, por favor não me machuque... por favor...
LADRÃO
- Credo, só isso? Você não trabalha não? - Pergunta, olhando com desdém para a nota amassada.
JONAS
- Não, não tenho trabalho. Mas, tudo que eu tinha, e agora não tenho mais, eu ganhei honestamente!
LADRÃO
- Pode ser, espertinho, mas eu não sou pior do que aquela mulher com quem você estava conversando. Veja bem, a única diferença é que ela gasta muita saliva convencendo as pessoas a deixar que ela faça o serviço sujo por elas... você sabe: cobiçar, roubar, mentir... em alguns casos (fazendo cara de malvado), até matar! E tudo legalmente. Enquanto eu (tirando uma corda do bolso), estique as mãos por favor, sou muito mais persuasivo com essa belezinha aqui...
JONAS
- Ai! Está apertado!
LADRÃO
- Fique quieto! Já tenho o seu passado, agora, vou pegar o teu presente. Sem sua liberdade você não pode me atrapalhar. Quer saber... sabe que você me deu uma boa ideia?
JONAS
- Ai meu Deus, que ideia? - Diz, com a maior cara de preocupado.
LADRÃO
- Estou ficando velho, eu preciso diminuir um pouco os riscos. (Olhando para os lados, garantindo que ninguém os observa e para um momento, olhando para seu revólver) Acho que eu vou fazer uma visitinha para a Dirce Tramoia, eu tenho talento em ameaçar... quero dizer, convencer as pessoas. Vou prender você ali, naquele beco. - Amarra Jonas e vai embora. Enquanto tenta se soltar da corda, Jonas pensa no que o ladrão lhe disse.
JONAS (No beco)
- O que será que ele quis dizer com passe o seu passado ou o seu futuro?... o seu passado, ou o seu futuro... tudo o que eu tenho... meu dinheiro, minhas coisas... seu eu tivesse alguma coisa ou minhas propriedades, tudo o que eu acumulei até hoje... isso é o meu passado, ai! (faz força, sem conseguir soltar a corda). Se ele tivesse me matado eu não teria nem a vida, nem o futuro. Ao invés disso ele me amarrou e tirou a minha liberdade, o meu presente. Entendi... minha vida, minha liberdade e minhas propriedades são como o meu futuro, o meu presente e o meu passado!
***
Clique para seguir os capítulos da história:
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.1 - 6.2 - 6.3 - 7 - 8 - 9.1 - 9.2 - 10 - 11 - 12.1 - 12.2 - 13 - 14
![]() |
Clique para ler |
TELEGRAM - https://t.me/bkcclivros
YOUTUBE - https://www.youtube.com/c/bkcclivros
FACEBOOK - https://www.facebook.com/bkcclivros/
TWITTER - https://twitter.com/bkcclivros
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/livrosbkcc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário